domingo, 5 de janeiro de 2014

O NOVO

             No calendário o novo ano já começou. Com certeza novidades estão acontecendo tanto na vida pessoal, quanto na vida familiar e mesmo social. Contudo alguns acontecimentos do ano que passou ainda podem estar incomodando. Seria bem melhor se estivessem apenas no arquivo da memória.
              Arquivo esse que nem sempre será saudável. Muitos fatos merecerão ser lembrados, mas outros deveriam ser simplesmente apagados para não interferirem nas novas opções. Seria de grande valia apagar certos preconceitos, certos relacionamentos mal sucedidos, certas iniciativas não concluídas, certos sonhos desfeitos e certos projetos não realizados.
              Iniciar um novo ano não significa abandonar tudo o que aconteceu. Existem muitas atitudes que deverão mudar, mas existem as que poderão continuar, pois são valores perenes.
              Sempre será possível fazer do novo ano um ano novo com novas atitudes, com novos impulsos, com novos propósitos, com novos projetos e com novas atividades. Acreditar no melhor. Acreditar no hoje. Acreditar em si e em suas capacidades.
              Acreditar com renovada fé e renovado entusiasmo em Deus. É dele que recebemos esse novo ano com novas possibilidades, novas chances, novo vigor, novos caminhos para realizar tantos sonhos e construir um mundo mais humano e mais sagrado.
              Os erros do passado são um patrimônio importante. Não sejam para lamentar, mas sirvam como ponto de referencia de como não se deve fazer ou agir. Os acertos não sejam para se vangloriar, mas para se comprometer com mais empenho e mais amor na continuação da obra do Criador.
              Novo ano. Nova vida. Novo modo de encarar os desafios, as dúvidas, as propostas e as interrogações. Agradecer o que já se conquistou. Agradecer o que já se construiu. Agradecer o que já se aprendeu. Agradecer o que já se ensinou. Agradecer o tempo que já se viveu.
              Novo ano. Nova oportunidade para melhorar o modo de pensar, o modo de elaborar ideias, o modo de definir conceitos, o modo de expressar sentimentos, o modo de vivenciar a fé e o modo de partilhar com Deus a alegria de poder estar em um novo ano.
              Acima de tudo é importante pensar como estamos iniciando este novo ano. Os primeiros passos irão assegurar a caminhada que nos aguarda. Os primeiros sonhos irão iluminar as grandes conquistas que almejamos. As primeiras atitudes irão definir nossa postura ante as propostas e solicitações que a vida haverá de exigir.
              Creio ser importante ainda elevar o pensamento a Deus para garantir sua presença amiga e solidaria. Uma presença necessária para quem se propõe realizar algo de valor garantindo a grandeza de sentimentos e a fecundidade de pensamentos.
              Tudo deverá se fortalecer na fé esclarecida e na esperança sólida de que alcançaremos aquilo que nossa mente planejar e nosso coração amar. Então teremos um novo ano repleto de sentimentos novos, de vibrações novas e de conquistas também novas sob a benção e proteção de nosso amado e querido Deus.
                                                                       Frei Venildo Trevizan

Nenhum comentário: