quinta-feira, 7 de abril de 2011

TESTEMUNHO – RESPONSABILIDADE UMA AVENTURA FAMILIAR


Murilo Sousa – ENJS
Morganna Sousa – EJNS
Macionila e Simplicio  Eq. 03Setor A- Goiânia

RESPONSABILIDADE - UMA AVENTURA FAMILIAR

Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho! (Sl 89, 17)
          
Muitas vezes, ao fim de um ano cheio de trabalho e de responsabilidade, temos a tentação de dizer: Fim de ano, fim do trabalho no movimento. Já fiz minha parte e de outro lado, é bom dar oportunidade para os outros... Mas, em 2010 após a escolha dos responsáveis pelas Equipes para 2011, em nossa família, os fatos se sucederam de forma surpreendente.
            Quando selamos nossa aliança um para o outro, não propagamos tudo; ficamos abertos a descobertas sempre novas um do outro, estávamos resolvidos a transpor juntos as mil etapas da vida, fossem elas felizes ou dolorosas. Assim, nós nos comprometemos na construção de nosso lar, voltados para uma espiritualidade em família. Os laços e promessas foram embasados na esperança cristã, que é bem mais do que uma simples expectativa de sucesso, é a aceitação de nós mesmos como cristãos. Nossa missão de pais evangelizadores não foi fácil, como aliás, acomete a muitos lares por vários motivos como trabalho, compromissos sociais... Dessa experiência tira-se a lição de que, nada se repete, cada momento de nossa vida é uma linha a mais que escrevemos no livro de nossa história.
            Em 2002 fomos convidados a integrar o movimento. À medida que caminhávamos em passos lentos, crescíamos em Oração, espiritualidade e vida comunitária. Passamos a amar mais o movimento, quando nossos filhos, em 2009, também deram “Sim” à EJNS-Equipe Jovens de Nossa Senhora.
            Como um dia nós nos propusemos estar disponíveis ao Senhor e nunca dizer não ao seu chamado, eis...
            Costumeiramente, as reuniões dos nossos jovens equipistas são realizadas nos fins de semana, já que são estudantes, acadêmicos ou compromissados com o trabalho. Assim, em uma dessas reuniões realizadas em uma tarde de sábado, reservada para a escolha do Responsável para 2011, trouxe-nos surpresa, quando nosso filho primogênito, membro da EJNS -1, adentrou em nossa casa e, com sorriso tímido, tomou um copo com água, deixou o coração falar mais alto e balbuciou:” Eh! Agora sou o Responsável pela equipe”! Olhares se cruzaram. O silêncio predominou. Nós nos abraçamos e rogamos a Deus para dar força, luz, sabedoria e principalmente humildade em sua nova missão dentro da Equipe a que pertence.
            Assistimos fato semelhante no dia seguinte. Desta vez, em nossa própria casa. Reuniram-se numa tarde de domingo a Equipe EJNS-2, com o mesmo propósito: Eleger o Responsável para 2011. Não foi diferente. No final da reunião nossa filha ausentou-se da sala e veio em nossa direção. Também sou “Responsável” pela minha equipe em 2011. Silenciamos. Tarefa duplicada para nós pais equipistas. Valores foram repassados a eles mas, Maria em sua bondade infinita encarregou de interceder por todos nós na realização deste momento divino. Como “Maria foi porta para Deus chegar até nós e a porta para o homem chegar até Deus” entregamos tudo em suas mãos. Contudo, só nos resta acolhê-los, escutá-los, incentivá-los, encorajá-los e rogarmos a Deus, que em sua misericórdia, possa ouvir-nos.
            Repercutiu muito bem dentro do nosso lar, este chamado de Deus para com nossos filhos, mas a nossa Missão equipista não havia terminado. Uma semana depois acontecia a reunião para eleger o Casal Responsável de nossa Equipe. Após a leitura dos votos, nosso Conselheiro Espiritual Pe. João Luiz, anunciou: Agora sim, estava completa a “Família Responsável”, porém, não imaginávamos mais uma “responsabilidade” dentro do mesmo lar. Nosso lar! Fomos “coroados” mais uma vez para cumprir, um chamado: A missão de servir. Deus não escolhe quem sabe mais, mas quem ele deseja escolher. Não que sejamos merecedores desta escolha, mas o Senhor quis precisar de nós. Estamos onde devemos estar, porque Ele quer.
            Como não recordar tudo que foi semeado e que o Senhor colhe no tempo certo? Encoraja-nos hoje, a uma abertura maior ao amor de Cristo para que não “endureçamos” os corações e nem desfaleçamos sob o peso de nossas responsabilidades.
            Este ano Deus nos confiou toda a riqueza de nossa equipe: jovem, casais, e Conselheiros Espirituais. Não é um peso e nem uma carga insuportável, apenas um Chamado. Em profunda união de Oração e de amor é que contamos com vocês jovens e Casais equipistas dos quatro cantos do mundo. Caminharemos na fé e na esperança de saber conduzir nossas equipes no decorrer deste ano, pois, sabemos que não é tarefa fácil, querendo ou não, haverão momentos em que o relacionamento entre nós se embaça e refletirá em nossos filhos, em nosso lar e em nossas equipes.
            Somos gratos pela nossa integração ao movimento, principalmente aos Conselheiros Espirituais que se doam incansavelmente para suscitar o convívio e a espiritualidade familiar. Ser equpista é uma missão, é trabalho que nos vem do Céu, Gratos por este ‘dar e receber’, pois é através dele que o Espírito Santo vai escrevendo em nossos corações a história do movimento, que é, ao mesmo tempo, um pedacinho da nossa própria história em família.
Deus seja louvado quando “aventurou-se” em olhar para a humildade de seus servos. “Eis-me aqui Senhor”. Em constante Oração, peçamos ao Poderoso Pai, que realize maravilhas em nossa família.

Nenhum comentário: