sábado, 2 de abril de 2011

Entrevista - SEMEAR PARA COLHER COM FARTURA


Olga e Ney - Casal Responsável Provincia Centro-Oeste

Como e quando ingressaram no Movimento das ENS?

Após termos participado de um encontro de vivência sacramental, promovido pelo OVISA, em nossa comunidade em Campo Grande-MS, fomos convidados para uma reunião. Sabendo que era um assunto da Igreja, resolvemos participar. Nesta ocasião, o casal que nos recebeu passou a informar sobre as Equipes de Nossa Senhora. Lá estávamos em onze casais, todos oriundos daquele encontro do OVISA. Recebemos então, o convite para ingressar nas ENS. Com muita alegria, podemos dizer que fizemos parte do movimento desde 13/05/1989, quando a Equipe Nossa Senhora de Fátima foi fundada.

O que o Movimento das ENS proporciona na vida de vocês? Desde que entramos no movimento, tivemos grandes oportunidades de crescimento na fé, no aprofundamento de nossos conhecimentos, nos levando a uma melhor maturidade espiritual pessoal e conjugal. Pois, através da pedagogia do Movimento, além de nos levar a uma consciência do ser cristão, nos proporciona uma melhor intimidade com o Criador. Também, fortalece diariamente nos nossos relacionamentos conjugal e familiar, na vida da equipe e em qualquer lugar onde estivermos, pois nos revigora através do diálogo, da oração, da escuta da palavra, da eucaristia para formar Cristo e o Espírito de Cristo em nós.

Vocês recentemente assumiram a função de CRP. Qual o significado e a missão deste trabalho? Assumimos a missão de Casal Responsável Provincial, como sendo um significado da graça e dom de Deus para conosco, que nos solicita prestar esse serviço em benefício de seu reino, dos casais equipistas da Província Centro-Oeste e por nós mesmo. Ao prestarmos este serviço temos usufruído de muitos e valiosos frutos, pois além de adquirirmos novos conhecimentos, temos experimentado uma maior intimidade com Deus, entre nós e a graça de aprender e amar mais, assim como Jesus nos ensina: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Também é para nós uma resposta de gratidão ao amor misericordioso e incondicional que Deus nos proporciona em todos os momentos. O exercício da missão e do serviço é fonte de amor e vida para nós.
O Casal Provincial representa a Super Região Brasil na província, tendo como principal missão a de animar e ligar, bem como a responsabilidade de transmitir às equipes as grandes orientações do Movimento, de zelar pelo cumprimento de sua pedagogia e seus métodos, de manter a unidade do Movimento, a formação de quadros e dos equipistas. O Casal Provincial exerce essa função por cinco anos.

O Brasil está dividido em quantas Províncias e qual a área de abrangência da Província Centro-oeste? Em 1999, o Brasil passou à denominação de Super Região, devido a sua franca expansão em número de equipes, para facilitar sua organização e acompanhamento. O Brasil está divido em sete províncias, quais sejam: Província Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Leste, Sul I, Sul II e Sul III.
Cada Província está sob a responsabilidade de um casal denominado "Provincial", que também possui uma equipe de trabalho que é constituída pelos casais Regionais além do Conselheiro Espiritual Provincial.
A Província Centro-Oeste tem como área de abrangência o DF/Brasília, os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, sendo que na atualidade nesta área existem cinco regiões: As Regiões Centro-Oeste I e Centro-Oeste II que se localizam no DF/Brasília, Regiões Goiás - Sul e Goiás Centro no Estado de Goiás e Região Mato Grosso do Sul.

Qual o significado e a importância do tema de estudos de 2011 para vocês? O significado e a importância do Tema de Estudos de 2011 é o de nos fazer comunidades vivas e atuantes. Pois, ao buscarmos a “formação, para amar e servir com Jesus” iremos fortalecer nossas consciências de casais cristãos, de nossa maturidade de fé, tornando-a viva pelas nossas obras e atitudes diárias.
Ao nos despojarmos e buscarmos incessantemente a formação conquistaremos o aprendizado para viver e nos renovaremos espiritualmente se nos abrirmos à conversão, ou seja, nos revestirmos na condição de um “homem novo”. Descobriremos nossa vocação como casais e nossa identidade cristã, que nos impulsionará a viver segundo a Palavra de Deus e do que nos é revelado pela escuta dessa palavra. Teremos pleno conhecimento da Verdade, formando Cristo em nós; e de nossa fidelidade ao Mestre, de modo a testemunhar que já “não sou eu que vivo, mas Cristo é quem vive em mim!”
Os frutos da formação são o resultado da conscientização do que somos e queremos. Nesse sentido, bem afirmou João Paulo II: “ Não há dúvidas de que a formação cristã deve ocupar um lugar privilegiado na vida de cada um, chamado a crescer, sem parar, na intimidade com Cristo, na conformidade com a vontade do Pai, na entrega aos irmãos na caridade e na justiça.” ( in Christifideles Laici, 60).
Portanto, os frutos da formação nos levarão a sermos fiéis discípulos e missionários, levando-nos a testemunhar a vida e o amor de Deus, tendo como modelo e guia Jesus Cristo, o qual deverá ocupar lugar essencial e preferencial em nossas vidas.

Que mensagem poderiam deixar aos casais da Região Goiás Centro. Queridos irmãos equipistas, pela nossa liberdade somos nós mesmos que determinamos o espaço que Deus vai ocupar em nossas vidas. Ele nos quer como filhos amados. Pelo batismo e pela nossa vocação de casais cristãos, sejamos fiéis ao amor de Deus, que nos deu seu filho para nos salvar. Segui-Lo e Servir-Lhe seja nosso comprometimento e nossa prioridade. Que nosso testemunho de casais cristãos, unidos pelo sacramento do matrimônio, seja efetivamente reflexo do amor de Deus, que pede nosso amor humano para divinizá-lo e, assim, poder nos amar mais. Seja nossa fé revigorada, fortalecida nos nossos testemunhos de vida, de esperança e de caridade.
Finalizando queremos repetir, nossa mensagem, por ocasião do encerramento do Eacre 2011, nesta pujante Região Goiás Centro, e do qual saímos todos fortalecidos e cheios das graças de Deus, com tanta luz, com tanta paz, em que sentimos alegria, disponibilidade, paciência, com o desejo de bem cumprir a responsabilidade do chamado e de nossa vocação, que nos dá a certeza de que teremos muitíssimos frutos fecundos e maravilhosos fortalecendo nossas famílias, o movimento e a Igreja, durante toda a caminhada de 2011.

Que Deus abrace a todos nós com suas graças e bençãos.

Nenhum comentário: