sábado, 2 de abril de 2011

PCE - A oração conjugal santifica o casal

Pe. Franciel Lopes da Silva
Conselheiro Espiritual da Equipe Imaculada Conceição
Uruaçu,GO


"A mais bela profissão do homem é rezar e amar" São João Maria Vianney

Uma das marcas específicas da vida matrimonial, a qual a teologia chama de propriedade do sacramento do matrimônio, é a unidade do casal. Conforme as Sagradas Escrituras, “o homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher e eles se tornam uma só carne” (Gn 2, 24), essa unidade da carne se torna unidade espiritual, cada qual com sua riqueza contribui na vida espiritual do outro. A vida matrimonial clama para que o casal não reze apenas individualmente, mas que tenha no dia a dia tempo para rezarem juntos, tirarem tempo para a oração conjugal.
A oração conjugal enriquece a vida matrimonial! Os cônjuges são fortalecidos quando rezam juntos, superam as dificuldades e obstáculos com mais facilidade, os torna mais unidos, “força-lhes” a uma espiritualidade matrimonial. Cada vez mais, os casais reclamam do pouco tempo que se tem para rezar, mas quando eles, mesmo em meios aos sacrifícios, tiram o tempo para rezar suas famílias são presenteadas com pessoas mais humanas, humildes, dóceis, caridosas, prestativas e, principalmente, com casais mais empenhados em viver o matrimônio com amor e fidelidade.
A oração conjugal, através do clamor dirigido a Deus, faz com que Deus entre em nossos lares. Com o passar do tempo, a família vai “entronizando” tantas coisas dentro de suas casas, através de quadros, livros, jornais, televisão... mas, quando os cônjuges rezam, eles entronizam Deus dentro de casa e, mesmo que de forma mais escondida, dentro do coração deles mesmos e de seus filhos. Quando o casal reza a família fica mais fervorosa, perseverante e atenta para ouvir o que Deus lhes fala pela oração.
Quando a oração conjugal é colocada em prática, os casais passam a viver o mandato de Jesus de rezar sempre (Mc 14,38), de perseverar na oração (Rm 12,12). Nesse espírito de profundidade e assiduidade na oração, Deus se faz presente no meio deles, passa a estar atuando de forma direta na vida do casal levando-os à vivência da santificação no matrimônio. Queridos casais, amados equipistas, nunca deixem de lado esse meio de santificação, pois é imprescindível que o casal reze junto e experimente Deus em sua vivência cotidiana. Não admitam que o inimigo destrua seu tempo de conversar com Deus, quem não reza não conhece a Deus e não sabe do vigor que nos dá a vida de oração. Que esse ponto concreto de esforço lhes faça alcançar uma vida conjugal de intimidade com Deus.

Nenhum comentário: