segunda-feira, 7 de março de 2011

QUARESMA - Frei Venildo Trevizan


Todo dia é dia de olhar, escutar, escolher e assumir para viver feliz. Existem dias mais convidativos e existem dias menos convidativos, ou até frios e monótonos. Mas continuam sendo oportunidades de escolher algo para perpetuar o anseio de ser feliz.
Na vida de cada ser humano existem alguns dias que são especiais: dia de celebrar o nascimento de um filho, dia de aniversário, dia de formatura, dia de alguma conquista especial e tantos outros.
Para os cristãos também existem, não apenas dias especiais, mas tempos especiais: tempo de advento, de natal, de quaresma, de páscoa, de pentecostes e tempo comum. São oportunidades para cada qual estudar e se aprofundar nos valores da vida religiosa e da vida espiritual.
A Quaresma é um desses tempos especiais. Tempo para a escuta da palavra de Deus, para a oração e para a conversão interior em vista da prática da caridade e das obras de misericórdia junto aos empobrecidos de nossa sociedade.
Quaresma é um tempo para cultivar em maior profundidade a sensibilidade em face da participação nos sacramentos da penitência e da eucaristia comungando os sofrimentos e a doação total do próprio Jesus em favor da salvação da humanidade.
Quaresma é um tempo de silêncio interior, de recolhimento e de escuta. É bom diminuir o barulho dentro de nossas casas, dedicando mais tempo ao diálogo em família, ao cultivo da escuta e da acolhida.
Existem muitas tarefas a executar. Existem muitas atividades a realizar. Existem muitas preocupações em torno do emprego, dos estudos e outras tarefas. Falta tempo para a família. Falta espaço para uma leitura bíblica, para uma reflexão e para uma oração em família. É bom criar esse espaço e esse ambiente para se ter mais alegria e harmonia na convivência.
Frei Venildo Trevizan – SCE Equipe 10 A

Nenhum comentário: