quinta-feira, 7 de abril de 2011

ARTIGO: FORMAÇÃO


Cida e Ebert -Equipe 12 SetorA - Goiânia

FORMAÇÃO

Desde a mais tenra idade somos chamados à uma formação continuada com o objetivo de  evoluirmos  buscando um crescimento nas  dimensões  humana, espiritual ou profissional. De uma maneira natural somos ajudados  por nossos pais, professores e tantas outras pessoas que, de alguma forma, contribuem conosco. De maneira sobrenatural  temos a presença  do Espirito Santo que nos anima a procurar essa evolução para alcançarmos o maior bem: a nossa salvação .Como equipistas, temos, esse ano , a oportunidade de estudar e viver  o tema ”FORMAÇÃO, PARA AMAR E SERVIR  COMO JESUS”. Se nos esforçamos para alcançar nossos objetivos como pessoas inseridas no mundo que nos cerca, com mais dedicação  devemos buscar nos formar para o nosso objetivo de salvação pessoal, salvação do nosso cônjuge, de todos nossos familiares e de uma maneira geral, seguindo o mandato de Jesus, de  todos os povos. Não é tarefa fácil, mas, nem por isso deixa de ser apaixonante e viável, pois não estamos sózinhos nessa empreitada.
Considerando  que o objetivo principal dessa formação é amar e servir como Jesus, torna-se imprescindível  irmos à fonte que é o próprio Jesus, nosso Senhor e Salvador.  Podemos ouvir o eco das palavras do Divino Mestre à samaritana “Se conhecesses o dom de Deus e quem te diz dá-me de beber, tu é que lhe pedirias e ele te daria água viva” (Jo 4,10a)
Precisamos conhecê-Lo e conhecendo-O, amá-Lo! Só assim  poderemos agir, amar e servir como Ele! Torna-se  primordial conhecer Jesus, verdadeiro Homem e verdadeiro Deus em toda a sua humanidade e divindade. Para que não haja dúvidas e conceitos errados, nossa formação precisa ser auferida na fonte que Ele nos deixou: a Sua Igreja. Só a Igreja-mãe e mestra tem o ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus, escrita ou transmitida. Foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade  se exerce em nome de Jesus Cristo.Tal  Magistério evidentemente não está acima da palavra de Deus, mas a seu serviço, não ensina senão o que foi transmitido, no sentido de que, por mandato divino e com a assistência do Espirito Santo, piamente ausculta aquela palavra, santamente a guarda e fielmente a expõe. E deste único depósito da fé (o Magistério) tira o que nos propõe para ser crido como divinamente revelado (Constituição Dei Verbum,10). Para essa formação temos a disposição, além da Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica, Encíclicas, documentos papais e de nossos bispos, alem dos livros e cartas mensais do nosso movimento. Literatura rica e confiável para a nossa formação! Uma busca criteriosa na internet nos facilita o acesso e a divulgação dos meios de amar e servir como Jesus.
Como pequena Ecclesia, nos reunimos nas equipes de base, com nossos conselheiros espirituais,  ávidos para nos formar dignamente e testemunhar  que verdadeiramente somos filhos do Pai, dispostos a amar e servir como o nosso Mestre.
Que o Espirito Santo nos ilumine!

Nenhum comentário: