domingo, 18 de março de 2012

O MENSAGEIRO

Para os cristãos esse período do calendário civil é denominado tempo da Quaresma. Simbolicamente são quarenta dias de preparação para celebrar a festa da Páscoa. Não apenas para lembrar a Páscoa dos judeus, mas celebrar a Páscoa do Senhor. Esse Senhor que veio estabelecer morada entre os seres humanos portador de uma mensagem especial.
Ele veio revelar ao mundo que existe um Deus com o coração transbordando de amor, bondade e misericórdia. Um Deus que assume as dores e os sofrimentos da cada filho e filha revelando toda a sua compaixão e a sua ternura. Um Deus que não leva em conta os tropeços e os fracassos, mas o esforço em ser melhor e em superar as dificuldades da vida.
Enviou seu mensageiro com uma missão muito especial de selar a aliança de amor e de fidelidade: “De fato, enviou seu próprio Filho, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. E quem nele crer não será condenado, mas quem não crer já está condenado porque não acreditou no nome do Filho querido” (Jo.3,17-18)
Deus não quer jamais duvidar de ninguém. Ele acredita e confia em cada filho e filha. Revela e transmite as luzes, as graças e os dons necessários para cada qual realizar em plenitude seus projetos de vida e seus planos de ação. Simplesmente, como bom e verdadeiro amigo, adverte no sentido de acreditar naquele que ele enviou.
Mostra com plena veracidade que jamais irá brincar com os sentimentos de seus filhos e filhas. Ama e confia plenamente em cada um e em cada uma. Mesmo que o ser humano o abandone, ele não abandonará. Mesmo que o ser humano duvide, ele jamais duvidará. Mesmo que o ser humano o renegue, ele estará sempre disponível em acolhê-lo.
Cada qual tem o direito de elaborar seus próprios pensamentos e seus próprios projetos. É livre em programar e organizar seus planos de vida. E Deus, de sua parte, não irá interferir, nem se interpor e nem proibir. Simplesmente respeitará.
Infelizmente não são poucas as pessoas que atribuem a ele certos atos e certas posturas que não condizem com o amor e a sabedoria próprios desse Deus que tudo fez e tudo faz para o bem de suas criaturas.
Não são poucas as pessoas que atribuem a ele a origem de certas catástrofes, de certos fenômenos desastrosos da natureza e do planeta terra. E, mesmo que não atribuam, assim mesmo questionam por ele não intervir e não interferir a fim de que não aconteçam. Esquecem que Deus não é ditador e dominador. Ele é Criador. E tudo o que criou o criou para a liberdade.
Criou o mundo e todas as criaturas para ele, mas com plena liberdade em optar por ele ou por outro deus. Não quer escravos. Não quer prisioneiros. Ele quer filhos e filhas que reconheçam serem obras maravilhosas de suas mãos generosas.
Ele os quer filhos e filhas que aprendam cada dia retribuírem os tantos dons com atitudes e obras que demonstrem gratidão e revelem reconhecimento e louvor.

                                                                                                          Frei Venildo Trevizan.

Nenhum comentário: