domingo, 26 de janeiro de 2014

REINICIO DE ATIVIDADES EM 2014

Queridos amigos das Equipes de Nossa Senhora da Região Goiás Centro


Estamos reiniciando nossas atividades equipistas em 2014, ano que será muito abençoado com nosso tema: Acolher e cuidar dos homens.


Convidamos para as próximas atividades:


Dia 04/02 (terça-feira) acontece nossa primeira MISSA MENSAL, as 20h15 na Paróquia N.S.Rosa Mística. A responsabilidade da missa será das Equipes 1 e 6 do Setor A. Após a missa teremos uma confraternização para comemorarmos o início dos trabalhos em 2014.


Dias 15 e 16/02 acontece o EACRE - Encontro Anual dos Casais Responsáveis de Equipe. Será a oportunidade dos CRE, CL, CP receberem as orientações sobre o tema do ano, as prioridades e o cronograma de atividades.


Dia 18/02 teremos a ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO, as 20h na Paróquia N.S.Rosa Mística. A responsabilidade da missa será das Equipes 1 e 6 do Setor A.


Neste ano temos programado diversos momentos de formação e integração para os casais e familiares. Destacamos alguns eventos, os demais você pode conferir no calendário do ano:


09-16/03 - Pós EACRE
05-06/04 - Sessão de Formação Nivel I
23-25/05 - Retiro Fechado
14/06 - Baile doas Equipes (Comemoração ao dia dos namorados)
28/06 - Romaria das Equipes a Trindade
17/08 - Almoço (galinhada) das famílias equipistas
05-07/09 - Retiro Aberto
28/09 - Mutirão das ENS
10-13/10 - Reuniões Interequipes
Toda 1ª terça-feira do mês - Missa Mensal
Toda 3ª terça-feira do mês - Adoração ao Santíssimo

sábado, 25 de janeiro de 2014

NOVA MISSÃO


              Uns estão gozando suas merecidas férias e outros estão em suas atividades também merecidas. A realidade é essa. Nem sempre é possível fazer o que gosta. Nem sempre é possível fazer apenas o que quer. Às vezes é preciso fazer um esforço mais duro e aceitar a realidade como se apresenta.

              Em lugar de querer mudar a realidade em muitos casos haverá necessidade de mudar de atitudes frente a essa realidade. E ajustar-se a um modo de viver que nem sempre é o mais agradável. Mas é preciso aceitar e assumir. É certo que ninguém deseja uma doença, um desemprego ou um fracasso. Mas tudo pode acontecer. Tudo requer posicionamento e atitude.

              Assim vai andando o mundo e a humanidade. E cada ser humano com sua tarefa e sua missão. Não é preciso invejar a sorte de alguém. Cada qual com sua cruz e seus sonhos. A cruz pode parecer pesada em alguns momentos. E os sonhos podem amenizar esse peso desde que tenha consciência de suas responsabilidades e de seus objetivos.

              Triste, muito triste será a vida de quem não cultivar algum ideal. Amargo será o relacionamento e a convivência de quem esteja aprisionado pela inveja e pelo ciúme. Por outro lado é feliz quem souber das diferenças entre uns e outros e se esforçar em elaborar atitudes de respeito e de admiração. Esse crescerá em virtudes e em qualidade de vida.

              O profeta João Batista viu o Mestre dos mestres aproximando-se dele e disse aos que estavam ao seu redor: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. Este é aquele de quem eu falei: Depois de mim vem um homem que passou na minha frente, porque existe antes de mim” (Jo.29). Essa atitude do profeta\ revela claramente a maturidade de uma personalidade.

              Ele sabe que o Mestre é mais importante do que ele. Ele sabe que a missão de profeta consiste em prepara o caminho do seu Mestre. E sabe que a missão do Mestre é eliminar o pecado que produz todo o mal no mundo. E na sua humildade João Batista reconhece a grandeza daquele que vem vindo como o esperado das nações.

              Não tem inveja e não tem ciúmes. Sua missão é preparar o povo ajudando a entender quanto se fazia necessária a conversão e a mudança de vida. Uma missão corajosa que exigia grande sabedoria em acolher e advertir quem estivesse fora do caminho.

              Essa missão continua hoje não apenas para os pregadores e missionários, mas para todas as pessoas de boa vontade e de comprometimento com a justiça. Ainda são muitos os seres humanos escravos do pecado gerado pelos vícios e pela maldade. Ainda são muitos os seres humanos prisioneiros da fome e do desemprego. Ainda são muitos os que estão sendo torturados pelo tráfico de seres humanos.

              E o desafio está aí. O mundo precisa de homens e mulheres que decidam assumir a causa desses empobrecidos. Não é hora de lamentar. É hora de fazer algo em seu favor. Não é hora de reclamar. É hora de transformar. Não é hora de cruzar os braços. É hora de arregaçar as mangas e mudar a situação.

              E essa é missão de todos nós!

                                      Frei Venildo Trevizan

domingo, 5 de janeiro de 2014

O NOVO

             No calendário o novo ano já começou. Com certeza novidades estão acontecendo tanto na vida pessoal, quanto na vida familiar e mesmo social. Contudo alguns acontecimentos do ano que passou ainda podem estar incomodando. Seria bem melhor se estivessem apenas no arquivo da memória.
              Arquivo esse que nem sempre será saudável. Muitos fatos merecerão ser lembrados, mas outros deveriam ser simplesmente apagados para não interferirem nas novas opções. Seria de grande valia apagar certos preconceitos, certos relacionamentos mal sucedidos, certas iniciativas não concluídas, certos sonhos desfeitos e certos projetos não realizados.
              Iniciar um novo ano não significa abandonar tudo o que aconteceu. Existem muitas atitudes que deverão mudar, mas existem as que poderão continuar, pois são valores perenes.
              Sempre será possível fazer do novo ano um ano novo com novas atitudes, com novos impulsos, com novos propósitos, com novos projetos e com novas atividades. Acreditar no melhor. Acreditar no hoje. Acreditar em si e em suas capacidades.
              Acreditar com renovada fé e renovado entusiasmo em Deus. É dele que recebemos esse novo ano com novas possibilidades, novas chances, novo vigor, novos caminhos para realizar tantos sonhos e construir um mundo mais humano e mais sagrado.
              Os erros do passado são um patrimônio importante. Não sejam para lamentar, mas sirvam como ponto de referencia de como não se deve fazer ou agir. Os acertos não sejam para se vangloriar, mas para se comprometer com mais empenho e mais amor na continuação da obra do Criador.
              Novo ano. Nova vida. Novo modo de encarar os desafios, as dúvidas, as propostas e as interrogações. Agradecer o que já se conquistou. Agradecer o que já se construiu. Agradecer o que já se aprendeu. Agradecer o que já se ensinou. Agradecer o tempo que já se viveu.
              Novo ano. Nova oportunidade para melhorar o modo de pensar, o modo de elaborar ideias, o modo de definir conceitos, o modo de expressar sentimentos, o modo de vivenciar a fé e o modo de partilhar com Deus a alegria de poder estar em um novo ano.
              Acima de tudo é importante pensar como estamos iniciando este novo ano. Os primeiros passos irão assegurar a caminhada que nos aguarda. Os primeiros sonhos irão iluminar as grandes conquistas que almejamos. As primeiras atitudes irão definir nossa postura ante as propostas e solicitações que a vida haverá de exigir.
              Creio ser importante ainda elevar o pensamento a Deus para garantir sua presença amiga e solidaria. Uma presença necessária para quem se propõe realizar algo de valor garantindo a grandeza de sentimentos e a fecundidade de pensamentos.
              Tudo deverá se fortalecer na fé esclarecida e na esperança sólida de que alcançaremos aquilo que nossa mente planejar e nosso coração amar. Então teremos um novo ano repleto de sentimentos novos, de vibrações novas e de conquistas também novas sob a benção e proteção de nosso amado e querido Deus.
                                                                       Frei Venildo Trevizan

2014

Pe. Flávio Cavalca de Castro, redentorista
 
QUERIA UMA FOLHA EM BRANCO
 
Dizem que cada início de ano é folha em branco, em que podemos tudo recomeçar de novo, escrevendo uma história toda diferente. Não sei se conseguirei essa folha nova, sem nada escrito, uma vez que somos páginas em que não se apagam de todo as linhas escritas. Talvez eu tenha de me contentar com escrever uma história nova sobre páginas onde, como nos tempos de criança, ainda estão os restos das palavras que a borracha não conseguiu apagar de todo.
De qualquer modo, como todos, quero neste ano escrever uma vida nova e melhor do que a de até agora. Sem tantos borrões e correções, sem tantos pecados contra a gramática do amor e da verdade. Vou tentar escrevê-la tranquilamente, confiando na revisão que os outros farão apontando as falhas, confiando mais ainda na revisão de estilo a ser feita pelo Senhor, mais cuidadoso, mas também mais paciente que os humanos.
 
 
Oração da manhã para todos os dias
 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.