sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TEXTO INTEREQUIPES 2013

Reunião Interequipes 2013
 
As reuniões Interquipes estão chegando! Será entre os dias 20 e 23 de Setembro. Prepare-se.
Encontra disponível no blog o Texto preparatório para a Reunião Interequipes 2013. Com o tema "Partilha como meio de conversão". Basta clicar no link ao lado direito (Arquivos para baixar), abrir o documento e fazer download.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A DECISÃO DE SERVIR


            Existem muitos escravos e poucos servidores. Existem muitos que se fazem escravos do dinheiro, do poder, da vaidade e do orgulho. Existem outros que se deixam escravizar pelo perfeccionismo, pelo computador e pelas novelas. Existem outros que se fazem escravos do álcool, do cigarro e da droga.

              Existem os que são cheios de si mesmos e não abrem espaço para a alegria, para a paz interior e para o amor fraterno. Existem os prisioneiros das próprias ideias e dos próprios conceitos e não admitem que alguém pense diferente.

              Existem também muitos que decidiram amar e decidiram servir com alegria e com desprendimento. Descobriram que o amor aproxima e torna as pessoas semelhantes entre si. Descobriram que o servir faz com que as pessoas aprendam a partilhar ideias, pensamentos, projetos e esperanças.

              Quando alguém decide servir esvazia-se de si para melhor realizar sua missão. Quanto menos guardar para si mais terá para distribuir. Quanto menos buscar para si mais disporá para servir. Sabe que a grandeza do coração depende do libertar-se dos apegos e encher-se de generosidade.

              Quem decide doar-se é porque descobriu a riqueza do amor. Mesmo que o mundo não entenda que homens e mulheres possam assumir esse amor e comungar sentimentos os mais ricos e os mais emocionantes, mesmo assim continuará existindo esse milagre em favor dos pobres e dos sofredores.

              São pessoas comuns. Pessoas de muitos defeitos e também de muitas qualidades. Pessoas que sabem ver nos defeitos uma escola a ensinar a ser mais humilde. Pessoas que sabem ver nas qualidades um compromisso de servir generosamente os menos qualificados. Pessoas que não se preocupam com Deus. Ocupam-se com os filhos de Deus.

              Essa é a chamada vocação do servir. Um servir sem buscar publicidade e sensacionalismo. Não ergue monumentos. Não expõe placas de obras. Não convoca a imprensa. Sua ação se efetua na humildade e na graça de Deus. E isso é tudo o que alguém possa desejar.

              Mas o mundo anda muito confuso. As pessoas andam inseguras e indecisas. Algo angustia: “Servir a quem”? “Servir como”? Parece que as atividades do dia a dia não permitem parar para pensar, para constatar que ao lado existem seres humanos implorando compaixão. Existem seres humanos suplicando  atenção e esmolando uma palavra de conforto e de esperança.

              Parece que a sociedade não existe. Existe o “eu” e não existe mais o “nós”. O “eu” tem que lutar e tem que brigar para alcançar uma posição que lhe garanta conforto, riqueza e bem estar. O outro não pode existir, pois criaria competição e cada um quer ser único nesse mundo de desconhecidos.

              Então tornar-se-á difícil fazer chegar a essas mentes uma realidade espiritual. Essa continuará sendo assunto para uma pequena parcela da humanidade. Parcela essa ameaçada de extinção. É a parcela dos que escolhem a vida religiosa, ou consagrada, para continuar revelar ao mundo que ainda é possível decidir pelo servir.

                                                                                     Frei Venildo Trevizan

terça-feira, 20 de agosto de 2013

POSSE DO NOVO CASAL RESPONSÁVEL DA REGIÃO GOIÁS CENTRO

 

Na última sexta-feira 16/08 em Itaici-SP, durante o Encontro do Colegiado Nacional das ENS, tomou posse como Casal Responsável da Região Goiás Centro, Débora e Marquinhos. Eles substituem o Casal Lu e Nelson que cumpriram com maestria o período de responsabilidade. Nossos agradecimentos e reconhecimento ao casal Lu e Nelson e nossos votos de sucesso ao novo CRR Débora e Marquinhos.

sábado, 10 de agosto de 2013

FELIZ DIA PRA VOCE MEU PAI


UM PAI
 
Antes do irromper da aurora
No silêncio da madrugada
Ergue-se de novo para a luta
E encara a diária labuta..
 
 
Nos olhos vão lampejos
Do amor fiel e gratuito
No coração pulsam sonhos
E nas mãos a força do labor.
 
 
Ganha com suor o pão
Seu cansaço na mesa posto
Transborda em serena ternura
A ensinar valores sublimes.
 
 
Mantém o olhar distante
Vislumbra novos rumos
Semeia agora um futuro
Amanhã será mais do que hoje.
 
 
Nunca esgota seu afeto
Nos braços rudes e firmes
A cada filho, abraça e beija,
Com sorrisos, acolhe e incentiva.
 
 
Inspira confiança e ousadia
Ajuda a dilatar fronteiras
A criar asas responsáveis
À transcendência sustentável.
 
 
Frei Luiz Pinheiro Sampaio, OFMCap - SCE-Equipe 12A
Goiânia, 03-08-2013

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PRÓXIMA EDIÇÃO DO JORNAL ENSANTIDADE

Estamos preparando a próxima edição do Jornal ENSantidade. Os textos e contribuições com patrocínio devem ser encaminhados até o final deste mês de Agosto.
Contamos com a colaboração dos casais equipistas!

MISSA MENSAL HOMENAGEIA PAIS E PADRES

A missa mensal dos Setores A e B de Goiania realizada na terça-feira dia 06/08/13 na Igreja N.S. da Rosa Mística, homenageou os pais e os padres. A missa foi celebrada pelo Pe. João de Bona SCE da Equipe 10. Durante a missa foram arrecadados alimentos (açúcar) para serem doados ao Seminário Santa Cruz. Após a missa, foi realizada uma confraternização no salão paroquial.

O PERIGO DA CRISE

A Igreja celebra o mês de agosto como o mês das vocações, ou da escolha de um caminho pessoal na vida. Essa escolha é importante e exige atenção, equilíbrio e bom senso, pois definirá tudo quanto deva ser feito para plenificar certos sonhos e certos projetos de vida mediante uma vocação e mediante um rumo a seguir.
              Tudo precisa ser pensado e revisado. Tudo precisa ser planejado e bem alicerçado para não acontecer algo indesejado, como seja um fracasso, ou uma crise existencial. Crise que significará instabilidade e insegurança em construir ou realizar o que se propusera. Será algo incômodo e perturbador, pois afetará o íntimo da personalidade.
              Essa crise ameaça tanto as classes sociais, quanto as organizações políticas e econômicas e até mesmo as crenças. Mas a mais dolorida será a que atingir o íntimo do ser humano. Pois quando alguém entrar em crise desestabilizará não apenas a si, mas também a todos quantos vivem em seu redor.
              Essa crise pode ainda afetar o campo familiar, o campo profissional e o campo religioso. No campo familiar cria instabilidade no relacionamento, gera insegurança e desconfiança. Cria medo e dúvida em tudo o que se relaciona com o amor e a convivência.
              No campo profissional desestabiliza a confiança que sempre deveria existir entre todos. Nuvens negras tendem a ameaçar o bem estar e o progresso da organização. O insucesso e a falência serão desastrosos para os projetos elaborados com tanta confiança e com tanta esperança.
              Mas a pior crise talvez seja aquela que afeta o ser humano em sua espiritualidade e em seu relacionamento com Deus. Sabemos que o ser humano tem necessidade de Deus. Não um deus qualquer. Mas um Deus misericordioso e amoroso. Um Deus humano e compassivo. Um Deus que inspire confiança e garanta uma vida saudável e feliz.
              O ser humano precisa de Deus. Se não conseguir descobrir o Deus de Jesus Cristo, criará para si um personagem que lhe garanta segurança em seus passos e recompensa em seus atos. Buscará um ser, uma força superior, que signifique luz em seu pensar, alimento em seu planejar e companhia em seu caminhar.
              O ser humano jamais poderá viver sem o seu deus. Feliz de quem descobrir o Deus de Jesus Cristo. Esse Deus vivo e verdadeiro que se fez carne e sangue e veio morar entre nós na pessoa de Jesus Cristo. Amou cada ser humano ao ponto de morrer na cruz e ressuscitar por sua própria força garantindo assim a glória e a vitoria de todo aquele que o amar e o seguir.
              E quem acreditar nesse Deus certamente estará livre de qualquer crise. Tudo lhe será alegria, segurança e amor. Encontrará a luz necessária para dirimir suas dúvidas. Alcançará as forças para superar barreiras. E receberá o alimento suficiente em seu caminho que o levará à plenitude da paz de espírito.
              E o coração poderá, enfim, descansar de seus medos e de suas inseguranças, pois a fé voltará a brilhar  assegurando-lhe um futuro promissor e feliz.
                                                             Frei Venildo Trevizan

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FORMAÇÃO SOBRE REUNIÃO DE EQUIPE


Foi realizada no sábado dia 27/07/13, no salão da Paróquia Santa Cruz, com a presença de 20 casais,  uma sessão de formação sobre a reunião de equipe. O SCE Pe. João Luiz foi o facilitador dos trabalhos que teve como objetivo principal, discutir e nivelar entendimentos sobre todas as etapas de uma reunião de equipe. Pe. Joãozinho nos apresentou o novo livro sobre o tema e aprofundou as discussões, estimulando os participantes a debaterem todas as etapas de uma reunião, de acordo com as orientações do Movimento das Equipes de Nossa Senhora.