segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

EACRE 2013

Foi realizado entre os dia 16 e 17/Fevereiro/2013 o EACRE - Encontro Anual dos Casais Responsáveis de Equipe. O Encontro discutiu o tema do ano, as orientações e muitas informações para as Equipes de Nossa Senhora da Região Goiás Centro.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

VIDA E CARNAVAL


              Existem pessoas que vivem em função do carnaval. Sua tarefa consiste em confeccionar roupas, trajes e outras coisas mais. Outras trabalham em construir carros alegóricos e motivos carnavalescos. Outras em compor musica e roteiros. Tudo em função dessa festa que mexe com os sentimentos do povo.

              Existem pessoas que fazem de sua própria vida um verdadeiro carnaval. Não levam a sério seus compromissos. Brincam com a vida e com os sentimentos dos demais. Abusam da bebida e da droga. Vivem rodopiando com a própria sorte.

              Mas a vida não é só carnaval existem outros valores que exigem atenção e empenho para dar continuidade à historia dessa humanidade cercada de tantas dificuldades e de tantas incógnitas. Alguém tem que erguer a voz e conclamar essa humanidade a pensar, a discernir e garantir um caminhar mais seguro e mais digno.

              E é justamente tarefa das igrejas alertar a respeito dos perigos e abrir novas possibilidade de se sentirem irmãos e irmãs no mesmo caminho e na mesma direção. Para este ano há uma proposta de valor inestimável: os jovens. Muitos deles estão se preparando para a Jornada Mundial da Juventude com o Papa nos mês de julho próximo. Fato esse que irá marcar em profundidade e irá abrir melhores perspectivas de fé e de vida para eles.

              Mas há um desafio muito delicado e muito crucial para essas igrejas. Desafio de fazer chegar aos jovens uma mensagem que os sensibilize e os convença a respeito de certas verdades e de certos princípios morais exigidos para poderem viver um cristianismo autentico.

              Outro desafio será desvendar e conhecer o universo instalado na mente desses jovens. Muitas manifestações são possíveis detectar. Mas o difícil será entrar no íntimo dos questionamentos que os próprios jovens desconhecem e não conseguem elucidar.

              A Campanha da Fraternidade deste ano aborda justamente este tema: “Fraternidade e Juventude”. E tem como Lema: “Eis-me aqui, envia-me”. É mais uma tentativa das diversas igrejas para atingir e motivar os jovens a respeito dos valores morais e espirituais da vida.

              Esse será um permanente desafio para as igrejas, para as escolas e principalmente para as famílias que, com raras exceções, se sentem incapazes de entender e contribuir para uma postura segura e serena em face especialmente do mundo da mídia e da informática.

              Nossos jovens estão perdendo a capacidade de pensar. Nossos jovens estão inseguros em discernir entre o certo e o errado. Nossos jovens estão com medo de decidir. Nossos jovens se veem impotentes perante as exigências próprias da idade e dos estudos. Nossos jovens se sentem incapazes de escolher e assumir uma profissão.

              Mas é possível ser diferente. Se o jovem tiver paciência com suas limitações e seus medos ainda poderá encontrar uma luz para um caminho seguro. Se o jovem acreditar em si e em Deus tudo irá se clarear e melhorar.

              Tudo poderá ser melhor desde que aceite ser discípulo da verdade, do bem e da justiça.                                       Frei Venildo Trevizan