terça-feira, 27 de março de 2012

1º RETIRO 2012

Aconteceu no último final de semana, dias 24 e 25 de Março de 2012, no Convento Mãe Dolorosa o 1º Retiro Anual das ENS de Goiânia , Província Centro Oeste Região Goiás Centro Setores A e B. O tema do retiro foi "VAI, E TAMBÉM TU, FAZE O MESMO"(LC10,37) O Retiro Aberto foi conduzido  pelo Pe. Guilherme Alves Moreira (Passionista) apaixonado pelo MENS, nos proporcionou nestes dois dias vários momentos de reflexão e de muita espiritualidade. Os casais equipistas que participaram do Retiro saíram fortalecidos na fé e na busca pela Santidade conjugal. 

RETIRO ABERTO 2012 - FOTOS- Celebração da Via-Sacra

Via-Sacra 1ª Estação
Via-Sacra Caminhando em Procissão


RETIRO ABERTO 2012 - FOTO - CRS: A Mirian e Joel - Pe. Guilherme - CRS: B Mary e Onir

domingo, 25 de março de 2012

NOVA EDIÇÃO DO JORNAL ENSANTIDADE

A 7ª edição do Jornal ENSantidade já está disponível no Blog. Acesse no link ao lado.
Ajude-nos a preparar a próxima edição, enviando artigos, comentários, testemunhos, informações...

quarta-feira, 21 de março de 2012

ADORAÇÃO AO SANTISSIMO SACRAMENTO PARÓQUIA AUXILIO DOS CRISTÃOS

Momento Especial para os Equipistas de Goiania. Terça feira dia: 20/03/2012, aconteceu na Paróquia Auxilio dos Cristãos nosso momento de Adoração ao Santissimo Sacramento, Pe. Cassio, conduziu os equipistas a uma profunda reflexão, onde todos os presentes tiveram um momento de Intimidade e confidência com Deus. 

Equipe II Nossa Senhora das Graças - Pe. Cassio
"SENHOR, DAI-NOS SEMPRE DESTE PÃO."
 VÓS SOIS NOSSO ALIMENTO, PÃO QUE NOS SUSTENTA.VOSSO SANGUE É   BEBIDA QUE NOS SACIA.
OBRIGADO SENHOR!

ADORAÇÃO AO SANTISSIMO SACRAMENTO PRESIDIDA PELO PE. CASSIO


Devemos Orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus"
(Papa Bento XVI)

REUNIÃO DE SETOR

No dia 16/03/12, Todos os Casais Ligação do Setor B, Juntamente com o CRS Mary e Onir se reuniram  na Residência de Betinha e Neimar para mais uma Reunião de Trabalho, neste dia fomos agraciados com a presença do nosso CRR Goiás-Centro, Lu e Nelson, que muito contribuiram para os assuntos em pauta.

terça-feira, 20 de março de 2012

Reunião do Setor B na Residencia de Betinha e Neimar

No dia 16/03/2012 Todos os casais do Setor B se reuniram  para mais uma Reunião de Trabalho, na Casa de Betinha e Neimar, neste dia recebemos a visita do nosso Casal Regional Lú e Nelson que muito nos honraram com sua precença.

domingo, 18 de março de 2012

O MENSAGEIRO

Para os cristãos esse período do calendário civil é denominado tempo da Quaresma. Simbolicamente são quarenta dias de preparação para celebrar a festa da Páscoa. Não apenas para lembrar a Páscoa dos judeus, mas celebrar a Páscoa do Senhor. Esse Senhor que veio estabelecer morada entre os seres humanos portador de uma mensagem especial.
Ele veio revelar ao mundo que existe um Deus com o coração transbordando de amor, bondade e misericórdia. Um Deus que assume as dores e os sofrimentos da cada filho e filha revelando toda a sua compaixão e a sua ternura. Um Deus que não leva em conta os tropeços e os fracassos, mas o esforço em ser melhor e em superar as dificuldades da vida.
Enviou seu mensageiro com uma missão muito especial de selar a aliança de amor e de fidelidade: “De fato, enviou seu próprio Filho, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. E quem nele crer não será condenado, mas quem não crer já está condenado porque não acreditou no nome do Filho querido” (Jo.3,17-18)
Deus não quer jamais duvidar de ninguém. Ele acredita e confia em cada filho e filha. Revela e transmite as luzes, as graças e os dons necessários para cada qual realizar em plenitude seus projetos de vida e seus planos de ação. Simplesmente, como bom e verdadeiro amigo, adverte no sentido de acreditar naquele que ele enviou.
Mostra com plena veracidade que jamais irá brincar com os sentimentos de seus filhos e filhas. Ama e confia plenamente em cada um e em cada uma. Mesmo que o ser humano o abandone, ele não abandonará. Mesmo que o ser humano duvide, ele jamais duvidará. Mesmo que o ser humano o renegue, ele estará sempre disponível em acolhê-lo.
Cada qual tem o direito de elaborar seus próprios pensamentos e seus próprios projetos. É livre em programar e organizar seus planos de vida. E Deus, de sua parte, não irá interferir, nem se interpor e nem proibir. Simplesmente respeitará.
Infelizmente não são poucas as pessoas que atribuem a ele certos atos e certas posturas que não condizem com o amor e a sabedoria próprios desse Deus que tudo fez e tudo faz para o bem de suas criaturas.
Não são poucas as pessoas que atribuem a ele a origem de certas catástrofes, de certos fenômenos desastrosos da natureza e do planeta terra. E, mesmo que não atribuam, assim mesmo questionam por ele não intervir e não interferir a fim de que não aconteçam. Esquecem que Deus não é ditador e dominador. Ele é Criador. E tudo o que criou o criou para a liberdade.
Criou o mundo e todas as criaturas para ele, mas com plena liberdade em optar por ele ou por outro deus. Não quer escravos. Não quer prisioneiros. Ele quer filhos e filhas que reconheçam serem obras maravilhosas de suas mãos generosas.
Ele os quer filhos e filhas que aprendam cada dia retribuírem os tantos dons com atitudes e obras que demonstrem gratidão e revelem reconhecimento e louvor.

                                                                                                          Frei Venildo Trevizan.

quinta-feira, 8 de março de 2012

HINO DO ENCONTRO INTERNACIONAL


Repassamos a importante notícia que nos encaminhou o Casal Cida e Raimundo, enviando-nos a letra e música do Hino do XI Encontro Internacional.
Deus seja Louvado por mais essa graça que nos concede em pról do XI EI.
Queridos com a letra e a música do Hino, que chegue a todos os casais e vamos, desde logo, cantar o hino e viver na Equipe de Base a alegria de em comunhão e em oração de graças já estarmos participando do Encontro Internacional.
Olga e Nei
CRP-Centro Oeste

HINO DO XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ENS
Letra e música: Frei Luiz Turra
Ousar o evangelho é ir além do programado!
Ousar o evangelho é acolher o inesperado!
É de Cristo testemunho, um casal que sabe amar.
Ama em casa e nos caminhos, ama aquele que encontrar,
pois o amor sempre revela outro amor muito maior.
Proclamemos pela vida: “nosso Deus é o Deus amor!”
Nas estradas onde andamos, há caídos a sofrer.
O Deus vivo se revela, onde o amor vem socorrer.
São casais samaritanos sempre abertos a servir,
onde a vida mais precisa, onde a vida quer sorrir.
Pelos campos e cidades, o evangelho é nossa luz.
Ao encontro dos feridos, Jesus Cristo nos conduz.
“Faze o mesmo”: cura e salva, na descida a Jericó,
pois o mundo está doente, muita gente vive só.

CAMARA DOS DEPUTADOS ACOLHE ENS

Prezados amigos,
Cremos que todo o Movimento pode se orgulhar deste reconhecimento na Câmara de Deputados Federal.
Sem dúvida, temos agora mais responsabilidade em darmos um bom testemunho cristão.
O Deputado Pe. José Linhares realizou na Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados do dia 07 de março de 2012, um pronunciamento anunciando a realização do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, em Brasília, em julho próximo.
O parlamentar destaca o imenso significado do evento e frisa a importância do movimento para espiritualidade conjugal da comunidade católica.
Confira a íntegra do discurso:
Elza e Edilson
CRR Centro Oeste I
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é com muita alegria e entusiasmo que comunicamos a realização do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, em Brasília, de 21 a 28 de julho deste ano. O evento deverá apresentar imenso significado para a comunidade católica no Brasil, com profunda repercussão no conceito contemporâneo do matrimônio e na vida cotidiana dos casais obedientes aos desígnios de Deus.
As Equipes de Nossa Senhora têm origem na iniciativa do padre francês Henri Caffarel, que, em 1938, formou o primeiro grupo de jovens casais, interessados no aperfeiçoamento da vida matrimonial, de acordo com os princípios cristãos. O lugar do matrimônio na doutrina católica tornou-se o centro dos debates e, mais do que isso, o próprio suporte espiritual dos cônjuges, pelo que atraiu gradativamente um sem-número de novos casais.
A ideia da formação das equipes surge em 1947, em razão da multiplicação dos núcleos e da necessidade de unidade e estruturação dos trabalhos. A prece conjugal e familiar, os encontros mensais e a adoção das regras pessoais e espirituais tornam-se a base do funcionamento das equipes. A partir da década de 50, os núcleos se multiplicam pelo mundo e estabelecem métodos universais de funcionamento.
Senhor Presidente, de acordo com o próprio movimento, a razão de ser das Equipes de Nossa Senhora é ajudar os casais a descobrirem a riqueza do sacramento do matrimônio e a viverem a espiritualidade a dois. Como testemunhas do matrimônio cristão na Igreja, esses casais permanecem fiéis às promessas do batismo, baseiam suas vidas no Evangelho de Cristo, divulgam Sua mensagem, e se mantêm ligados à Igreja e ao clero; em suma, fazem de suas atividades uma colaboração com Deus e um serviço ao próximo. Oficialmente reconhecidas pelo Conselho Pontifício em 2002, caracterizam-se como um movimento de fiéis leigos, que realizam trabalho apostólico voltado para a preservação dos valores cristãos da família e da sociedade, difundindo a importância de viver o casamento nos parâmetros da religião, e desse modo contribuindo para a consolidação de famílias e grupos sociais mais equilibrados, mais seguros, mais fraternos e espiritualizados.
Devemos lembrar, a propósito, Senhor Presidente: a fundação da primeira Equipe fora da França deu-se exatamente no Brasil. Ao longo do tempo, em um país tão grande e diversificado, multiplicou-se a adesão de interessados; hoje, são mais de 18.600 casais comprometidos, sob orientação de 1.900 Sacerdotes e Conselhos Espirituais.
Daí a importância do evento de julho próximo, que evocará a figura de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. O próprio logotipo do evento apresenta a pesca milagrosa do Rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem da Virgem, juntamente com a cruz, símbolo máximo da cristandade, e o casal de mãos dadas, como síntese do trabalho das Equipes de Nossa Senhora.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, temos a felicidade de anunciar desde já a realização do XI Encontro Internacional das Equipes, na certeza de a Capital Federal será abençoada pelo acontecimento. Esperamos que a adesão de casais católicos corresponda à inegável vocação cristã de nosso povo, a ser aperfeiçoada e vivenciada de modo cada vez mais profundo, na esteira dos ensinamentos de Jesus Cristo, na luz do exemplo incomparável de Maria, nossa santa mãe de amor e misericórdia.
Muito obrigado, Senhor Presidente.
_________________________________________________________________
Marcelo Lopes
m-ponte@uol.com.br

NOVO: BOLETIM DOS AMIGOS DO PE. CAFFAREL

Postamos no link à direita  (sites interessantes)  o Boletim nº 10 dos amigos do Pe. Caffarel. Não deixe de ler!

domingo, 4 de março de 2012

Oração da Campanha da Fraternidade 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


ÀS MULHERES ...

A vós, mulheres do mundo inteiro, a minha mais cordial saudação!

1. (…) O ponto de partida deste diálogo ideal não pode ser senão um obrigado. A Igreja escrevia na Carta apostólica Mulieris dignitatem  - “deseja render graças à Santíssima Trindade pelo "mistério da mulher" — por toda a mulher — e por aquilo que ...constitui a eterna medida da sua dignidade feminina, pelas "grandes obras de Deus" que, na história das gerações humanas, nela e por seu meio se realizaram” (n. 31)..

2. O obrigado ao Senhor pelo seu desígnio sobre a vocação e a missão da mulher no mundo, torna-se também um concreto e direto obrigado às mulheres, a cada mulher, por aquilo que ela representa na vida da humanidade.

Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.

Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida.

 Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância.

Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, econômica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do “mistério”, à edificação de estruturas económicas e políticas mais ricas de humanidade.

Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta “esponsal”, que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura.

Obrigado a ti, mulher, pelo simples fato de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas. (…)

Papa João Paulo II – Carta às mulheres(1995)