terça-feira, 25 de outubro de 2011

ENCONTRO PROVINCIAL

ACONTECEU NO FINAL DE SEMANA (28/29/30 DE OUTUBRO) PELA PRIMEIRA VEZ EM GOIÂNIA,  NO CONVENTO MÃE DOLOROSA, O ENCONTRO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA CENTRO ORGANIZADO PELA REGIÃO GOIÁS CENTRO  ATRAVÉS DO CR LU E NELSON. 
O ENCONTRO CONTOU COM A PRESENÇA DOS CASAIS PROVICIAIS E REGIONAIS DAS REGIÕES CENTRO OESTE 1 E 2, GOIÁS SUL, GOIÁS CENTRO E MATO GROSSO DO SUL. 
NO ENCONTRO FORAM APRESENTADAS AS DIRETRIZES PARA O ANO DE 2012.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TEMA DE ESTUDO PARA ULTIMA REUNIÃO

Chegou o final de ano. Precisamos fazer um balanço de nossas equipes e de nossas atuações.
Seguem algumas normas:
a) depois do estudo do tema os casais deverão responder na folha de partilha as perguntas do tema e, em seguida, as da super região (se a folha não der usem outra folha)
b) A participação dos casais extra-reunião deve ser mais detalhada no relatório  (precisamos para o final do ano) 
c) CRE: Enviem para o setor além do relatório uma folha de partilha de cada casal.

No amor de Cristo
Mirian e Joel - CRS-A

SEGUE ABAIXO O TEXTO:
 
EQUIPES DE NOSSA SENHORA/REGIÃO GOIAS CENTRO:
REUNIÃO DE BALANÇO 2011
   

                   “Todas as vezes que me lembro de vós, dou graças ao meu Deus, sempre, em toda a minha oração por todos vós. É uma oração que faço com alegria, por causa da vossa participação no anúncio do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. E é exatamente nisto que ponho a minha confiança: aquele que em vós deu início a uma boa obra há-de levá-la ao fim, até ao dia de Cristo Jesus.” (Fil 1, 3-6)

Queridos irmãos equipistas, estamos findando mais um ano. É chegada a hora de avaliarmos nossa caminhada, especialmente quando fomos convidados a “Amar e servir como Jesus. Progredir no amor é nossa meta, mas as vezes na caminhada cometemos tropeços, quando não, ficamos parados, estagnados. Rever nossos passos nesta reunião de balanço significa que paramos e refletimos á luz da pessoa e ação de Jesus como foi nosso caminho em 2011.
 “Jesus Cristo é incessante e eterna entrega, dom de si para o outro. É continuo convite aos discípulos-missionários e, por meio deles, a toda humanidade para segui-lo em meio as diferenças e desencontros... viver pois o encontro com Jesus Cristo implica necessariamente amor, gratuidade, alteridade, unidade, eclesialidade, fidelidade , perdão e reconciliação.(DGAE 2011-2015 &7; 16)

Também é bom lembrara que : “O balanço bem feito, humilde e transparente nos ajuda a identificar os pontos frágeis e fortes da caminhada de equipe, permitindo fazer um planejamento futuro real, capaz de proporcionar um crescimento qualitativo dentro daquilo que propõe o Movimento: Estar a serviço dos casais numa dinâmica de crescimento na vivência da espiritualidade conjugal.” (Pe. Miguel Batista, SCJ SCE Super-Região Brasil )

O GUIA DAS ENS,  NUMERO 31 DIZ: 
“A última reunião do ano equipista é uma reunião de balanço. Ela proporciona a todos os componentes do grupo a oportunidade de refletir e de dar sua opinião, abertamente e com espírito cristão, sobre a situação da equipe (sua caminhada, seus progressos ao longo do ano que termina) e preparar o ano seguinte. Não se pode esquecer que o mais importante é buscar a vontade de Deus para o casal e para a equipe e discernir seu apelo para viver, mais autenticamente, o amor caridade, que é a alma de toda a comunidade cristã.”
Na reunião de balanço  todos devem ter espaço para manifestar suas alegrias, seus progressos,  mas também manifestar, com caridade, aquilo que foi dificuldade em si mesmo e na equipe, sempre tendo em mente que as reuniões mensais ocorridas durante o ano foi o lugar onde aconteceu a  paciente passagem do «eu» ao «nós», do «meu» empenho ao empenho confiado à equipe, da busca de «minhas coisas» à busca das «coisas de Cristo», e que nos fizeram crescer na santidade comunitária.
Uma recordação da vida em equipe ajudará a todos a recordar, pontuar e expor seu ponto de vista, sempre num clima de oração e sabedoria espiritual:
“E é por isto que eu rezo: para que o vosso amor aumente ainda mais e mais em sabedoria e toda a espécie de discernimento, para vos poderdes decidir pelo que mais convém, e assim sejais puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, repletos do fruto da justiça, daquele que vem por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus... Se tem algum valor uma exortação em nome de Cristo, ou um conforto afetuoso, ou uma solidariedade no Espírito, ou algum afeto e compaixão, então fazei com que seja completa a minha alegria: procurai ter os mesmos sentimentos, assumindo o mesmo amor, unidos numa só alma, tendo um só sentimento; nada façais por competição, nem por vaidade; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós próprios, que cada um busque não os próprios interesses, mas  os interesses dos outros. Tenham em vocês os mesmos sentimentos que haviam em Jesus Cristo(Fil 1,9-11; 2, 1-5)

A reunião de balanço, em equipe, como também o Dever de Sentar-se, em casal, deve ser para todos o momento de cultivar o respeito mútuo com o qual se aceita o caminhar lento dos mais fracos e, ao mesmo tempo, não  sufoca, nem intimida o desabrochar de personalidades mais ricas. Um respeito que favorece a criatividade, mas que também sabe fazer apelo à responsabilidade e à solidariedade para com o outro. Na equipe, e no matrimonio, estão juntos não porque foram escolhidos por si mesmos, mas porque foram escolhidos pelo Senhor.
A reunião de Balanço deve também ser o momento privilegiado para assumir aquela mentalidade renovada que permite viver a comunhão fraterna através da riqueza dos diversos dons e, ao mesmo tempo, impele esses dons a convergir para a fraternidade e para a co-responsabilidade no projeto de fazer juntos um caminho de santidade.
E devemos fazer isso olhando onde estamos, o ponto de nossa partida é sempre de onde nos encontramos, com os pés fincados no chão podemos contemplar o ponto de chegada, ou seja onde queremos, ou precisamos chegar neste caminho de santificação.  As ENS, como um  caminho espiritual só possui um motivo de existência: mostrar o modo como  podemos crescer no caminho do amor..

Todos nós precisamos descobrir que somos filhos(as) de um Deus que é amor e comunhão. Este é nosso destino espiritual. Quanto mais formos capazes de amar, mais conheceremos a Deus, quanto menos amarmos, menos o conheceremos. Quando no matrimonio e na vida de equipe  verdadeiramente se encontra o amor e vive o amor, encontra a si mesmo, e o sentido para o qual caminhamos. A reunião de balanço deve nos ajudar a reviver em nós este chamado a viver seguindo Jesus, que amou-nos até o fim(cf Jo13,1).
Bento XVI, na homilia do  domingo de Ramos de 2010, refletiu sobre o seguimento a Jesus Cristo dizendo:
"Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direção que Ele nos indicou e indica, mas de qual direção se trata? O ser humano pode escolher a estrada fácil e evitar qualquer esforço. Pode descer a um nível baixo, para o que é indigno, pode enterrar-se no lodo da mentira e da desonestidade, mas Jesus caminha à nossa frente e caminha em direção ao alto".
Ele [Jesus] nos conduz para o que é grande, puro, nos conduz para o ar sadio das alturas: para a vida segunda a verdade; para a coragem que não se deixa intimidar pelo palavreado das opiniões dominantes; para a paciência que suporta e sustenta o outro. Nos conduz à disponibilidade para com os que sofrem, para com os abandonados; para a fidelidade que está da parte do outro mesmo quando a situação se torna difícil. Nos conduz ao amor – nos conduz a Deus... Ser cristão significa considerar Jesus Cristo o caminho justo para se tornar homem. Ele é o caminho que conduz à meta, a uma humanidade plenamente realizada e autêntica.
Caminhando com Jesus, se tornam visíveis as dimensões de nossa seqüela, a meta à qual ele nos quer conduzir, nos levar à comunhão com Deus, a permanecer com Deus. Esta é a verdadeira meta e a comunhão com Ele é o caminho. A comunhão com Ele é estar a caminho, uma permanente ascensão em direção à verdadeira vida. Este caminhar com Jesus é também um caminhar com a Igreja, pois nela entramos em comunhão com Cristo. Preciso ouvir a Palavra de Jesus Cristo e vivê-la na fé, esperança e amor. Assim caminhamos rumo à Jerusalém definitiva e desde agora, de alguma forma, nos encontramos lá, na comunhão de todos os Santos de Deus.”
“Não que  já o tenha alcançado ou já seja perfeito; mas corro, para ver se o alcanço, já que fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, não me julgo como se já o tivesse alcançado. Mas uma coisa faço: esquecendo-me daquilo que está para trás e lançando-me para o que vem à frente, corro em direção à meta, para o prêmio a que Deus, lá do alto, nos chama em Cristo Jesus. Todos nós, os perfeitos, tenhamos, pois, estes sentimentos! E, se porventura tiverdes sentimentos diferentes, Deus vos há-de esclarecer sobre este assunto...De qualquer modo, aquilo a que já  chegamos, é por isso que nos devemos orientar.
finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é respeitável, tudo o que possa ser virtude e mereça louvor, tende isso em mente. 9E o que aprendestes e recebestes, ouvistes de mim e vistes em mim, ponde isso em prática. Então, o Deus da paz estará convosco.”(Fil3,12-14; 4,8-9)  


SUGESTÃO PARA A PARTILHAR EM EQUIPE.
Ler em casal  o capítulo 18 de São Mateus. Depois, repassar cada uma das atitudes que Jesus apresenta como necessárias para formar uma comunidade cristã: a humildade, a acolhida aos mais fracos, o cuidado para não escandalizar a ninguém, especialmente aos mais fracos, a busca de recuperação dos que se perderam, a correção fraterna, a oração, o perdão...

ENTÃO RESPONDEMOS :
1)Como equipe, como estamos em cada uma dessas atitudes?

2)E pergunto-me, pensando em minha equipe: Como é a minha participação nela? Contribuo para que ela seja alegre, fervorosa, servidora...?

3) O que è preciso para melhorarmos no amor que nos une como casal e como equipista?

Pe. João Batista de Lima- SCE Regional

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
1) ALMEIDA,  Luciano Mendes de. Servir por Amor. São Paulo: Loyola, 2001
2)Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil(DGAE):2011-2015. Documentos da CNB Nº94
SITES:
1)      www. Ens.org.br
2)      CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA: A VIDA FRATERNA EM COMUNIDADE; In http://www.vatican.va/roman_curia/congregations

  
·                     Pergunta da SRB para o balanço de 2011:

Vamos sozinhos, para algum lugar deserto para que vocês descansem um pouco” (Mc 6,13)
O Retiro é uma oportunidade diferenciada para os casais fazerem uma experiência de Deus em suas vidas. Por isso as ENS propõem aos casais "colocar-se cada ano diante do Senhor para rever e planificar a sua vida, durante um retiro de, pelo menos 48 horas, vivido, se possível, em casal." (Guia das ENS p. 77 – edição 2010).
O que dá qualidade aos retiros é o empenho do casal em viver um momento de espiritualidade para seu crescimento na Fé, Esperança e Caridade.
O número de dias, de horas, o silêncio, as acomodações, o pregador, são meios. Pedimos a sua participação respondendo às perguntas abaixo:
  1. Como têm sido realizados os retiros de seu Setor/Região?
  2. Com base no texto acima, em especial nos itens em destaque, como você, casal, sugeriria que os retiros fossem realizados?

Nota – Na pergunta 2. Os itens em destaque – se referem as palavras que estão escrita em Vermelho na motivação das perguntas, sendo que para
cada palavra em destaque deverão encaminhar as respostas.


REUNIÃO PREPARATÓRIA


Sugestão para texto de meditação:
Galatas 6,2-10,

Se  achar por bem cada equipe poderia providenciar a leitura deste texto que segue abaixo ou fazer um cartãzinho para ser entregue..

“É certamente por isso que o tirano nunca é amado, nem ama: a amizade é um nome sagrado, é uma coisa santa; ela nunca se entrega senão entre pessoas de bem e só se deixa apanhar por muita estima; se mantém não tanto através de benefícios como através de uma vida boa; o que torna um amigo seguro do outro é o conhecimento que tem de sua integridade; as garantias que tem são sua bondade natural, a fé e a constância. Não pode haver amizade onde está a crueldade, onde está a deslealdade, onde está a injustiça; entre os maus, quando se juntam, há uma conspiração, não uma companhia; eles não se entre-amam, mas se entre-temem; não são amigos,mas cúmplices”.

(Antoine de La Boetie em Discurso da Servidão Voluntária)

Desejamos a todos uma ótima e santa reunião.
Lu e Nelson-CRR e Pe.João Batista SCE Regional








quarta-feira, 19 de outubro de 2011

REUNIÃO HORIZONTAL SETOR A

Aconteceu no ultimo dia 18/10, na Paróquia Rosa Mística a 2ª reunião horizontal do setor A - Goiânia, com a participação do SCE Pe.João Luiz. CRS A, CRE e CL.
Os casais que compareceram deixaram bem claro o empenho do trabalho desenvolvido durante o ano.
Nossos agradecimentos a cada um e um fratenal abraço.
Mirian e Joel
CRS A
Goiânia

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

COMUNICADO DE FALECIMENTO


É com grande pesar que comunicamos o falecimento do querido padre MARIO JOSÉ FILHO (pregador do último retiro fechado dos setores A e B em Goiânia) no último dia 13/10. 
Pedimos as orações de todos.

sábado, 1 de outubro de 2011

5ª EDIÇÃO DO JORNAL ENSANTIDADE

Acaba de ser publicada a 5ª edição do Jornal ENSantidade. O material impresso está em fase de distribuição. O Blog disponibiliza um arquivo desta e de todas as edições anteriores no link ao lado.
Aproveite e boa leitura!




Colabore com nosso Jornal, enviando artigos, depoimentos, testemunhos, notícias ou através de patrocínios.

REUNIÃO DA COMUNICAÇÃO

 Foi realizada no dia 01/10/11 a reunião da comunicação da Região Goiás Centro com a presença de 25 Casais Responsáveis de Equipe, Setor, Região e Casais Ligação. A reunião focou sobre a importância dos mecanismos modernos de comunicação, porém, que estas ferramentas facilitam o trabalho mas não devem substituir o contato pessoal. A reunião foi realizada no salão da Paróquia São Paulo Apóstolo.