quinta-feira, 7 de abril de 2011

LANÇAMENTO DO BLOG

A equipe de Casais Repórteres da Região Goiás Centro apresenta, com prazer, o Blog ENSantidade.
Esperamos que o Blog seja mais uma ferramenta de união, formação e informação do Movimento das Equipes de Nossa Senhora da Região Goiás Centro.
Vamos procurar divulgar notícias e fatos relevantes, artigos, testemunhos e tudo que for de interesse do Movimento.
Betinha e Neimar - Casal Reporter Setor B
Contamos com as sugestões e críticas para melhoria do blog.
Janaina e Rigonatto - Casal repórter Setor A

Eliane e Wilson - Casal Repórter Setor Anápolis

PALAVRA DO CASAL RESPONSÁVEL


Queridos amigos,
A paz esteja com todos!
Iniciamos mais um ano, cheio de esperança, alegria e principalmente com grandes perspectivas de trabalho.
Neste ano o nosso Movimento nos convida, mais fortemente, a assumirmos a missão de crescer na espiritualidade e também nos faz um apelo ao serviço, através do Tema do ano “Formação para amar e servir como Jesus.”
Na pedagogia do Movimento ENS, há uma escola de formação para os casais, em etapas: Formação Inicial (experiência comunitária, informação, pilotagem); Formação Permanente (mutirão, sessões de formação – nível I,II,II e Carta Mensal); Formação Permanente Específica (EACRE, Pré-EACRE, Colegiados, Formação para Pilotos, Ligação e Coordenadores de Experiência Comunitária).
“Esta pedagogia não esgota as possibilidades e formação do casal para a vida cristã. Esta proposta de formação não se resume simplesmente na participação do casal nos eventos propostos.., mas, implica em uma atitude de busca contínua de aprofundamento e de coerência entre a fé e a vida”
Assim como diz nosso querido Frei Avelino, a formação é obra de todos os dias. Somos inacabados até o último dia de vida.
Precisamos criar a mentalidade da necessidade de crescer até alcançar a estatura do Homem perfeito, Jesus Cristo. Sem esta mentalidade nada é suficiente, de tudo o que se oferece e se propõe.
O nosso manual de formação é o Evangelho. O Movimento das ENS nos dá uma pista, um roteiro para facilitar, nos pega pela mão como faz um pai ou uma mãe com seu filho. Nós escolhemos livremente este roteiro como bom e válido, e damos as mãos a esta mãe e pai - o Movimento das ENS, para que nos conduza pelo caminho do Evangelho. Longe de nós querermos criar outro caminho, paralelo!
A formação é um processo e nós estamos neste processo que nos ajuda a conhecer as razões profundas das nossas opções, especialmente as mais fundamentais, nos ajuda a adequar o agir com o ser. O ponto final é agir como cristãos, como Cristo. Até chegar lá a vida é um caminho, um aprendizado, um treinamento.
Que nós realmente possamos nos empenhar neste trajeto, e que o Espírito Santo seja nosso Guia.
Um maravilhoso ano a todos!
O nosso abraço e nossas orações.
Lu e Nelson – Casal Responsável Região Goiás Centro

ARTIGO: FORMAÇÃO


Cida e Ebert -Equipe 12 SetorA - Goiânia

FORMAÇÃO

Desde a mais tenra idade somos chamados à uma formação continuada com o objetivo de  evoluirmos  buscando um crescimento nas  dimensões  humana, espiritual ou profissional. De uma maneira natural somos ajudados  por nossos pais, professores e tantas outras pessoas que, de alguma forma, contribuem conosco. De maneira sobrenatural  temos a presença  do Espirito Santo que nos anima a procurar essa evolução para alcançarmos o maior bem: a nossa salvação .Como equipistas, temos, esse ano , a oportunidade de estudar e viver  o tema ”FORMAÇÃO, PARA AMAR E SERVIR  COMO JESUS”. Se nos esforçamos para alcançar nossos objetivos como pessoas inseridas no mundo que nos cerca, com mais dedicação  devemos buscar nos formar para o nosso objetivo de salvação pessoal, salvação do nosso cônjuge, de todos nossos familiares e de uma maneira geral, seguindo o mandato de Jesus, de  todos os povos. Não é tarefa fácil, mas, nem por isso deixa de ser apaixonante e viável, pois não estamos sózinhos nessa empreitada.
Considerando  que o objetivo principal dessa formação é amar e servir como Jesus, torna-se imprescindível  irmos à fonte que é o próprio Jesus, nosso Senhor e Salvador.  Podemos ouvir o eco das palavras do Divino Mestre à samaritana “Se conhecesses o dom de Deus e quem te diz dá-me de beber, tu é que lhe pedirias e ele te daria água viva” (Jo 4,10a)
Precisamos conhecê-Lo e conhecendo-O, amá-Lo! Só assim  poderemos agir, amar e servir como Ele! Torna-se  primordial conhecer Jesus, verdadeiro Homem e verdadeiro Deus em toda a sua humanidade e divindade. Para que não haja dúvidas e conceitos errados, nossa formação precisa ser auferida na fonte que Ele nos deixou: a Sua Igreja. Só a Igreja-mãe e mestra tem o ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus, escrita ou transmitida. Foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade  se exerce em nome de Jesus Cristo.Tal  Magistério evidentemente não está acima da palavra de Deus, mas a seu serviço, não ensina senão o que foi transmitido, no sentido de que, por mandato divino e com a assistência do Espirito Santo, piamente ausculta aquela palavra, santamente a guarda e fielmente a expõe. E deste único depósito da fé (o Magistério) tira o que nos propõe para ser crido como divinamente revelado (Constituição Dei Verbum,10). Para essa formação temos a disposição, além da Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica, Encíclicas, documentos papais e de nossos bispos, alem dos livros e cartas mensais do nosso movimento. Literatura rica e confiável para a nossa formação! Uma busca criteriosa na internet nos facilita o acesso e a divulgação dos meios de amar e servir como Jesus.
Como pequena Ecclesia, nos reunimos nas equipes de base, com nossos conselheiros espirituais,  ávidos para nos formar dignamente e testemunhar  que verdadeiramente somos filhos do Pai, dispostos a amar e servir como o nosso Mestre.
Que o Espirito Santo nos ilumine!

TESTEMUNHO – RESPONSABILIDADE UMA AVENTURA FAMILIAR


Murilo Sousa – ENJS
Morganna Sousa – EJNS
Macionila e Simplicio  Eq. 03Setor A- Goiânia

RESPONSABILIDADE - UMA AVENTURA FAMILIAR

Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho! (Sl 89, 17)
          
Muitas vezes, ao fim de um ano cheio de trabalho e de responsabilidade, temos a tentação de dizer: Fim de ano, fim do trabalho no movimento. Já fiz minha parte e de outro lado, é bom dar oportunidade para os outros... Mas, em 2010 após a escolha dos responsáveis pelas Equipes para 2011, em nossa família, os fatos se sucederam de forma surpreendente.
            Quando selamos nossa aliança um para o outro, não propagamos tudo; ficamos abertos a descobertas sempre novas um do outro, estávamos resolvidos a transpor juntos as mil etapas da vida, fossem elas felizes ou dolorosas. Assim, nós nos comprometemos na construção de nosso lar, voltados para uma espiritualidade em família. Os laços e promessas foram embasados na esperança cristã, que é bem mais do que uma simples expectativa de sucesso, é a aceitação de nós mesmos como cristãos. Nossa missão de pais evangelizadores não foi fácil, como aliás, acomete a muitos lares por vários motivos como trabalho, compromissos sociais... Dessa experiência tira-se a lição de que, nada se repete, cada momento de nossa vida é uma linha a mais que escrevemos no livro de nossa história.
            Em 2002 fomos convidados a integrar o movimento. À medida que caminhávamos em passos lentos, crescíamos em Oração, espiritualidade e vida comunitária. Passamos a amar mais o movimento, quando nossos filhos, em 2009, também deram “Sim” à EJNS-Equipe Jovens de Nossa Senhora.
            Como um dia nós nos propusemos estar disponíveis ao Senhor e nunca dizer não ao seu chamado, eis...
            Costumeiramente, as reuniões dos nossos jovens equipistas são realizadas nos fins de semana, já que são estudantes, acadêmicos ou compromissados com o trabalho. Assim, em uma dessas reuniões realizadas em uma tarde de sábado, reservada para a escolha do Responsável para 2011, trouxe-nos surpresa, quando nosso filho primogênito, membro da EJNS -1, adentrou em nossa casa e, com sorriso tímido, tomou um copo com água, deixou o coração falar mais alto e balbuciou:” Eh! Agora sou o Responsável pela equipe”! Olhares se cruzaram. O silêncio predominou. Nós nos abraçamos e rogamos a Deus para dar força, luz, sabedoria e principalmente humildade em sua nova missão dentro da Equipe a que pertence.
            Assistimos fato semelhante no dia seguinte. Desta vez, em nossa própria casa. Reuniram-se numa tarde de domingo a Equipe EJNS-2, com o mesmo propósito: Eleger o Responsável para 2011. Não foi diferente. No final da reunião nossa filha ausentou-se da sala e veio em nossa direção. Também sou “Responsável” pela minha equipe em 2011. Silenciamos. Tarefa duplicada para nós pais equipistas. Valores foram repassados a eles mas, Maria em sua bondade infinita encarregou de interceder por todos nós na realização deste momento divino. Como “Maria foi porta para Deus chegar até nós e a porta para o homem chegar até Deus” entregamos tudo em suas mãos. Contudo, só nos resta acolhê-los, escutá-los, incentivá-los, encorajá-los e rogarmos a Deus, que em sua misericórdia, possa ouvir-nos.
            Repercutiu muito bem dentro do nosso lar, este chamado de Deus para com nossos filhos, mas a nossa Missão equipista não havia terminado. Uma semana depois acontecia a reunião para eleger o Casal Responsável de nossa Equipe. Após a leitura dos votos, nosso Conselheiro Espiritual Pe. João Luiz, anunciou: Agora sim, estava completa a “Família Responsável”, porém, não imaginávamos mais uma “responsabilidade” dentro do mesmo lar. Nosso lar! Fomos “coroados” mais uma vez para cumprir, um chamado: A missão de servir. Deus não escolhe quem sabe mais, mas quem ele deseja escolher. Não que sejamos merecedores desta escolha, mas o Senhor quis precisar de nós. Estamos onde devemos estar, porque Ele quer.
            Como não recordar tudo que foi semeado e que o Senhor colhe no tempo certo? Encoraja-nos hoje, a uma abertura maior ao amor de Cristo para que não “endureçamos” os corações e nem desfaleçamos sob o peso de nossas responsabilidades.
            Este ano Deus nos confiou toda a riqueza de nossa equipe: jovem, casais, e Conselheiros Espirituais. Não é um peso e nem uma carga insuportável, apenas um Chamado. Em profunda união de Oração e de amor é que contamos com vocês jovens e Casais equipistas dos quatro cantos do mundo. Caminharemos na fé e na esperança de saber conduzir nossas equipes no decorrer deste ano, pois, sabemos que não é tarefa fácil, querendo ou não, haverão momentos em que o relacionamento entre nós se embaça e refletirá em nossos filhos, em nosso lar e em nossas equipes.
            Somos gratos pela nossa integração ao movimento, principalmente aos Conselheiros Espirituais que se doam incansavelmente para suscitar o convívio e a espiritualidade familiar. Ser equpista é uma missão, é trabalho que nos vem do Céu, Gratos por este ‘dar e receber’, pois é através dele que o Espírito Santo vai escrevendo em nossos corações a história do movimento, que é, ao mesmo tempo, um pedacinho da nossa própria história em família.
Deus seja louvado quando “aventurou-se” em olhar para a humildade de seus servos. “Eis-me aqui Senhor”. Em constante Oração, peçamos ao Poderoso Pai, que realize maravilhas em nossa família.

sábado, 2 de abril de 2011

Entrevista - SEMEAR PARA COLHER COM FARTURA


Olga e Ney - Casal Responsável Provincia Centro-Oeste

Como e quando ingressaram no Movimento das ENS?

Após termos participado de um encontro de vivência sacramental, promovido pelo OVISA, em nossa comunidade em Campo Grande-MS, fomos convidados para uma reunião. Sabendo que era um assunto da Igreja, resolvemos participar. Nesta ocasião, o casal que nos recebeu passou a informar sobre as Equipes de Nossa Senhora. Lá estávamos em onze casais, todos oriundos daquele encontro do OVISA. Recebemos então, o convite para ingressar nas ENS. Com muita alegria, podemos dizer que fizemos parte do movimento desde 13/05/1989, quando a Equipe Nossa Senhora de Fátima foi fundada.

O que o Movimento das ENS proporciona na vida de vocês? Desde que entramos no movimento, tivemos grandes oportunidades de crescimento na fé, no aprofundamento de nossos conhecimentos, nos levando a uma melhor maturidade espiritual pessoal e conjugal. Pois, através da pedagogia do Movimento, além de nos levar a uma consciência do ser cristão, nos proporciona uma melhor intimidade com o Criador. Também, fortalece diariamente nos nossos relacionamentos conjugal e familiar, na vida da equipe e em qualquer lugar onde estivermos, pois nos revigora através do diálogo, da oração, da escuta da palavra, da eucaristia para formar Cristo e o Espírito de Cristo em nós.

Vocês recentemente assumiram a função de CRP. Qual o significado e a missão deste trabalho? Assumimos a missão de Casal Responsável Provincial, como sendo um significado da graça e dom de Deus para conosco, que nos solicita prestar esse serviço em benefício de seu reino, dos casais equipistas da Província Centro-Oeste e por nós mesmo. Ao prestarmos este serviço temos usufruído de muitos e valiosos frutos, pois além de adquirirmos novos conhecimentos, temos experimentado uma maior intimidade com Deus, entre nós e a graça de aprender e amar mais, assim como Jesus nos ensina: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Também é para nós uma resposta de gratidão ao amor misericordioso e incondicional que Deus nos proporciona em todos os momentos. O exercício da missão e do serviço é fonte de amor e vida para nós.
O Casal Provincial representa a Super Região Brasil na província, tendo como principal missão a de animar e ligar, bem como a responsabilidade de transmitir às equipes as grandes orientações do Movimento, de zelar pelo cumprimento de sua pedagogia e seus métodos, de manter a unidade do Movimento, a formação de quadros e dos equipistas. O Casal Provincial exerce essa função por cinco anos.

O Brasil está dividido em quantas Províncias e qual a área de abrangência da Província Centro-oeste? Em 1999, o Brasil passou à denominação de Super Região, devido a sua franca expansão em número de equipes, para facilitar sua organização e acompanhamento. O Brasil está divido em sete províncias, quais sejam: Província Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Leste, Sul I, Sul II e Sul III.
Cada Província está sob a responsabilidade de um casal denominado "Provincial", que também possui uma equipe de trabalho que é constituída pelos casais Regionais além do Conselheiro Espiritual Provincial.
A Província Centro-Oeste tem como área de abrangência o DF/Brasília, os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, sendo que na atualidade nesta área existem cinco regiões: As Regiões Centro-Oeste I e Centro-Oeste II que se localizam no DF/Brasília, Regiões Goiás - Sul e Goiás Centro no Estado de Goiás e Região Mato Grosso do Sul.

Qual o significado e a importância do tema de estudos de 2011 para vocês? O significado e a importância do Tema de Estudos de 2011 é o de nos fazer comunidades vivas e atuantes. Pois, ao buscarmos a “formação, para amar e servir com Jesus” iremos fortalecer nossas consciências de casais cristãos, de nossa maturidade de fé, tornando-a viva pelas nossas obras e atitudes diárias.
Ao nos despojarmos e buscarmos incessantemente a formação conquistaremos o aprendizado para viver e nos renovaremos espiritualmente se nos abrirmos à conversão, ou seja, nos revestirmos na condição de um “homem novo”. Descobriremos nossa vocação como casais e nossa identidade cristã, que nos impulsionará a viver segundo a Palavra de Deus e do que nos é revelado pela escuta dessa palavra. Teremos pleno conhecimento da Verdade, formando Cristo em nós; e de nossa fidelidade ao Mestre, de modo a testemunhar que já “não sou eu que vivo, mas Cristo é quem vive em mim!”
Os frutos da formação são o resultado da conscientização do que somos e queremos. Nesse sentido, bem afirmou João Paulo II: “ Não há dúvidas de que a formação cristã deve ocupar um lugar privilegiado na vida de cada um, chamado a crescer, sem parar, na intimidade com Cristo, na conformidade com a vontade do Pai, na entrega aos irmãos na caridade e na justiça.” ( in Christifideles Laici, 60).
Portanto, os frutos da formação nos levarão a sermos fiéis discípulos e missionários, levando-nos a testemunhar a vida e o amor de Deus, tendo como modelo e guia Jesus Cristo, o qual deverá ocupar lugar essencial e preferencial em nossas vidas.

Que mensagem poderiam deixar aos casais da Região Goiás Centro. Queridos irmãos equipistas, pela nossa liberdade somos nós mesmos que determinamos o espaço que Deus vai ocupar em nossas vidas. Ele nos quer como filhos amados. Pelo batismo e pela nossa vocação de casais cristãos, sejamos fiéis ao amor de Deus, que nos deu seu filho para nos salvar. Segui-Lo e Servir-Lhe seja nosso comprometimento e nossa prioridade. Que nosso testemunho de casais cristãos, unidos pelo sacramento do matrimônio, seja efetivamente reflexo do amor de Deus, que pede nosso amor humano para divinizá-lo e, assim, poder nos amar mais. Seja nossa fé revigorada, fortalecida nos nossos testemunhos de vida, de esperança e de caridade.
Finalizando queremos repetir, nossa mensagem, por ocasião do encerramento do Eacre 2011, nesta pujante Região Goiás Centro, e do qual saímos todos fortalecidos e cheios das graças de Deus, com tanta luz, com tanta paz, em que sentimos alegria, disponibilidade, paciência, com o desejo de bem cumprir a responsabilidade do chamado e de nossa vocação, que nos dá a certeza de que teremos muitíssimos frutos fecundos e maravilhosos fortalecendo nossas famílias, o movimento e a Igreja, durante toda a caminhada de 2011.

Que Deus abrace a todos nós com suas graças e bençãos.

PCE - A oração conjugal santifica o casal

Pe. Franciel Lopes da Silva
Conselheiro Espiritual da Equipe Imaculada Conceição
Uruaçu,GO


"A mais bela profissão do homem é rezar e amar" São João Maria Vianney

Uma das marcas específicas da vida matrimonial, a qual a teologia chama de propriedade do sacramento do matrimônio, é a unidade do casal. Conforme as Sagradas Escrituras, “o homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher e eles se tornam uma só carne” (Gn 2, 24), essa unidade da carne se torna unidade espiritual, cada qual com sua riqueza contribui na vida espiritual do outro. A vida matrimonial clama para que o casal não reze apenas individualmente, mas que tenha no dia a dia tempo para rezarem juntos, tirarem tempo para a oração conjugal.
A oração conjugal enriquece a vida matrimonial! Os cônjuges são fortalecidos quando rezam juntos, superam as dificuldades e obstáculos com mais facilidade, os torna mais unidos, “força-lhes” a uma espiritualidade matrimonial. Cada vez mais, os casais reclamam do pouco tempo que se tem para rezar, mas quando eles, mesmo em meios aos sacrifícios, tiram o tempo para rezar suas famílias são presenteadas com pessoas mais humanas, humildes, dóceis, caridosas, prestativas e, principalmente, com casais mais empenhados em viver o matrimônio com amor e fidelidade.
A oração conjugal, através do clamor dirigido a Deus, faz com que Deus entre em nossos lares. Com o passar do tempo, a família vai “entronizando” tantas coisas dentro de suas casas, através de quadros, livros, jornais, televisão... mas, quando os cônjuges rezam, eles entronizam Deus dentro de casa e, mesmo que de forma mais escondida, dentro do coração deles mesmos e de seus filhos. Quando o casal reza a família fica mais fervorosa, perseverante e atenta para ouvir o que Deus lhes fala pela oração.
Quando a oração conjugal é colocada em prática, os casais passam a viver o mandato de Jesus de rezar sempre (Mc 14,38), de perseverar na oração (Rm 12,12). Nesse espírito de profundidade e assiduidade na oração, Deus se faz presente no meio deles, passa a estar atuando de forma direta na vida do casal levando-os à vivência da santificação no matrimônio. Queridos casais, amados equipistas, nunca deixem de lado esse meio de santificação, pois é imprescindível que o casal reze junto e experimente Deus em sua vivência cotidiana. Não admitam que o inimigo destrua seu tempo de conversar com Deus, quem não reza não conhece a Deus e não sabe do vigor que nos dá a vida de oração. Que esse ponto concreto de esforço lhes faça alcançar uma vida conjugal de intimidade com Deus.