segunda-feira, 7 de março de 2011

QUARESMA - Frei Venildo Trevizan


Todo dia é dia de olhar, escutar, escolher e assumir para viver feliz. Existem dias mais convidativos e existem dias menos convidativos, ou até frios e monótonos. Mas continuam sendo oportunidades de escolher algo para perpetuar o anseio de ser feliz.
Na vida de cada ser humano existem alguns dias que são especiais: dia de celebrar o nascimento de um filho, dia de aniversário, dia de formatura, dia de alguma conquista especial e tantos outros.
Para os cristãos também existem, não apenas dias especiais, mas tempos especiais: tempo de advento, de natal, de quaresma, de páscoa, de pentecostes e tempo comum. São oportunidades para cada qual estudar e se aprofundar nos valores da vida religiosa e da vida espiritual.
A Quaresma é um desses tempos especiais. Tempo para a escuta da palavra de Deus, para a oração e para a conversão interior em vista da prática da caridade e das obras de misericórdia junto aos empobrecidos de nossa sociedade.
Quaresma é um tempo para cultivar em maior profundidade a sensibilidade em face da participação nos sacramentos da penitência e da eucaristia comungando os sofrimentos e a doação total do próprio Jesus em favor da salvação da humanidade.
Quaresma é um tempo de silêncio interior, de recolhimento e de escuta. É bom diminuir o barulho dentro de nossas casas, dedicando mais tempo ao diálogo em família, ao cultivo da escuta e da acolhida.
Existem muitas tarefas a executar. Existem muitas atividades a realizar. Existem muitas preocupações em torno do emprego, dos estudos e outras tarefas. Falta tempo para a família. Falta espaço para uma leitura bíblica, para uma reflexão e para uma oração em família. É bom criar esse espaço e esse ambiente para se ter mais alegria e harmonia na convivência.
Frei Venildo Trevizan – SCE Equipe 10 A

II EACRE da Região Goiás Centro

“Uma árvore não cresce em altura nem estende os seus ramos se não estiver profundamente enraizada.” (Péguy)

O Encontro dos Casais Responsáveis de Equipe - EACRE 2011 foi realizado no Convento das Irmãs Franciscanas dos Pobres em Goiânia-GO nos dias 26 e 27 de fevereiro. Participaram do EACRE 58 Casais (CRE, CL, CRS, CRR, CRP) e 8 Conselheiros Espirituais de Água Boa, Anápolis, Uruaçu e Goiânia.
O EACRE iniciou com uma celebração presidida pelo Pe. João Luiz que é o Sacerdote Conselheiro Espiritual do Setor A. Após a apresentação dos objetivos do EACRE pelo Casal Responsável da Região – Lu e Nelson, foi apresentado pelo Casal Responsável da Província Centro-oeste – Olga e Nei, que o tema eleito como prioridade para reflexão até 2012 para todas as Equipes é “ENS, comunidades vivas de casais, reflexos do amor de Cristo.” Apresentaram o tema de estudo das Equipes para 2011 “Formação para amar e servir como Jesus”  com o lema “Sede, pois, imitadores de Deus como filhos amados”. Reforçaram que a formação dos equipistas deve ser uma formação humana e comunitária, espiritual, intelectual, pastoral e missionária. O tema de estudo deve ser trabalhado com os cuidados de buscar a sua razão de ser e a maneira de utilizá-lo seguindo as recomendações do Movimento.
Pe. João Luiz
Olga e Nei apresentaram também, como orientações e ações para as equipes:
1-     Formação dos Equipistas
a.      Acentuar o pré-EACRE
b.     Proporcionar momentos de formação geral
c.      Estudar os documentos da igreja
2-     A Revitalização da reunião de equipe.
a.      Estudar o conteúdo do livro “Reunião de Equipe”
b.     Aprofundar o conteúdo dos textos “Ecclesia” e “Testemunho Espiritual”
c.      Tema de estudo o que é? E como fazê-lo?
Olga e Ney - CRP
3-     Missão do SCE Equipe base, de setor, Região, Província e Super-Região
a.      Promover encontros para formação, troca de experiências e integração nos diferentes segmentos do movimento.
4-     O XI Encontro Internacional – XI EI
a.      Sensibilizar e animar os equipistas a participarem do XI EI
b.     Realizar celebrações (missa, vigília, adoração, etc) pelo XI EI
c.      Campanha empresário equipista
Hélène e Peter Nadas
5-     Pontos concretos de esforço
a.      Escuta da palavra
b.     Meditação
c.      Oração conjugal
d.     Dever de sentar-se
e.      Regra de vida
f.      Retiro

E finalizaram a apresentação parafraseando Pe. Caffarel com o pensamento “Um movimento vivo, é um movimento que está em construção a cada dia, graças à ação de cada um de seus membros. Por isso importa que “devemos sentir-nos membros de um todo, responsáveis por tudo, solidários com todos.”
 Olga e Nei exortaram a todas as Equipes da Região e todos os segmentos de responsabilidades a se deixarem transformar pelo Espírito Santo em autênticas “comunidades vivas”, para pelo caminho da formação amar e servir como Jesus, e sejamos “Imitadores de Deus, como filhos amados”.

“Eu lhes dei um exemplo vocês devem fazer a mesma coisa que EU fiz.” (Jo 13, 15)

Janaina e Rigonatto - Casal Repórter do Setor A - Goiânia